Toxoplasmose

Hoje quero falar de uma das grandes questões que assola uma mulher quando engravida: a toxoplasmose.

Esta é uma questão que causa algum furor quando a mulher descobre que não é imune. “Então agora tenho que livrar-me do meu gato? Deixar de comer saladas ou frutas?” Nada disso! São precisos alguns cuidados sim, mas nada de abandonarem os animais, por favor!

Ora, o que é a toxoplasmose?

É uma doença infecciosa que se transmite através do parasita `toxoplasma gondii´. Qualquer pessoa pode apanhar esta doença, sem qualquer tipo de problema ou sintoma mas, numa mulher grávida, as consequências são graves a nível da formação do feto.

O gato é, de facto, o principal transmissor desta doença mas a água, o solo e vegetais contaminados podem afectar ainda outros animais, como o porco, a vaca ou o carneiro. Alface, tomate ou morangos, por crescerem mais perto do solo, podem ser mais facilmente contaminados mas todos os vegetais podem ter estado em contacto com este parasita.

Como evitar a doença?

O primeiro passo é fazer análises, se possível ainda antes da gravidez. Caso sejamos imunes, nada a recear. À falta de imunidade, devemos ter alguns cuidados ao longo de toda a gravidez:

– lavar muito bem com água corrente todos os vegetais que serão consumidos crus. Deixá-los de molho por alguns minutos com vinagre também funciona muito bem;

– em relação à fruta, o melhor é retirar-lhes a casca;

– a carne deve ser bem cozinhada, nada de pedaços mal passados. Ao mexer em carne crua, lavar muito bem as  mãos e todos os utensílios utilizados;

– usar luvas para fazer jardinagem, mexer em terra ou limpar o cocó dos gatos (ou pedir a outra pessoa para tratar da limpeza da caixa dos gatos);

– os gatos que nunca saem de casa, não costumam caçar, logo, dificilmente entram em contacto com o parasita. E não precisam deixar de lhes dar amor! Caso tenham dúvida, podem ser testar o vosso animal para saberem se contraiu o parasita.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s